Matilde, para total desespero de Augusta, sua mãe, se apaixona por Adolfo Solís (Mauricio Islas), um militar que não possui fortuna alguma. Matilde acreditava que seu pai apoiaria seu casamento com Adolfo; no entanto, não fazia idéia que sua família estava arruinada. Assim, Augusta tratou de encontrar um bom partido que pudesse liquidar as dívidas e sustentar os luxos da família.
Augusta (Helena Rojo) escolhe Manuel Fuentes Guerra para genro, sem saber que este é filho bastardo de Joaquín Fuentes Guerra, e que só tinha reconhecido a paternidade alguns meses antes. Completamente apaixonada por Adolfo, Matilde continua irredutível quanto a casar-se com Manuel. Assim, para convencer a moça a aceitar o noivo, Augusta e Humberto (Ernesto Laguardia), irmão de Matilde, armam contra Adolfo, que vai preso. Os dois dizem a Matilde que ele foi embora, pois é casado e tem filhos, fazendo com que ela aceite se casar com Manuel.

Mais tarde Adolfo consegue fugir da prisão, mas chega tarde. Ao encontrar com Matilde e dizer-lhe que foi tudo uma armação de Augusta e Humberto, a jovem conta-lhe que está casada com Manuel. Após resolverem os mal-entendidos, o casal decide fugir. Manuel descobre o plano dos dois e os impede,levando Matilde para sua fazenda e consumando o casamento. Adolfo descobre o paradeiro de Matilde e consegue a vaga de administrador da fazenda de Manuel, que o contrata sem saber quem ele é, pois nunca viu quem era seu rival.
Manuel e Matilde descobrem as armações de Augusta e Humberto, ao mesmo tempo que Matilde percebe que as atenções e olhares cheios de paixão de Manuel estão afetando seu coração.

Quando percebe que ama Manuel, ela é sincera com Adolfo e explica que seus sentimentos mudaram. Adolfo aceita que perdeu e vai embora da fazenda. Quando Manuel chega Matilde lhe diz que está grávida, mas a felicidade de ambos dura pouco, pois o amigo de Manuel chega a fazenda e acaba desmascarando Adolfo. Com o orgulho ferido, Manuel expulsa Matilde e põe em dúvida a paternidade da criança. Matilde volta para a casa de sua mãe e Manuel tenta esquecê-la com Antônia, mantendo uma relação que o compromete e dificulta voltar para sua esposa.
Depois de Matilde dar a luz ela é expulsa por sua mãe e acaba indo até a casa de Manuel que fica na cidade. Manuel resolve ir até a casa na Cidade Trindade sem saber que Matilde estava lá, após várias discussões Manuel decide duelar com Adolfo, mas acaba desistindo e resolve finalmente ficar com Matilde e seu filho.
Manuel acaba sendo perseguido por políticos e decide fugir com sua família, um terrível acidente acontece e Manuel é dado como morto, mas ele não morre, é encontrado por revolucionários que são contra o governo e Manuel junta-se a eles. Passam-se 3 anos até que Manuel resolve ir atrás de Matilde para dizer a ela tudo que aconteceu, porém chegando lá descobre que Matilde está de casamento marcado com Adolfo.

Ele a sequestra e sabendo que Manuel está vivo se reconciliam. Matilde passa a viver com Manuel. Por fim Matilde volta para sua casa e Manuel promete que logo voltará. Matilde acaba descobrindo meses depois que Manuel estava morto. Na última cena da novela Matilde está em seu quarto chorando e vê uma carroça vindo,vai até lá e encontra um corpo que é de Manuel.Ela começa a chorar sobre o corpo de Manuel,mas ele fala que "ele voltaria", Matilde vê que ele esta vivo e assim eles ficam felizes para sempre.
Personagens/Atores
- Matilde Peñalver y Beristain (Adela Noriega): É uma jovem bonita e de família aristocrática que desafia as regras da sociedade ao apaixonar-se pelo militar Adolfo Solís. Vai se casar com Manuel, que será seu verdadeiro amor.
-
- Manuel Fuentes Guerra (Fernando Colunga): Jovem médico, filho bastardo de Joaquin Fuentes Guerra. Aborrece a sociedade em que convive. Apesar de seus modos um tanto ríspidos no fundo, tem um coração muito bom. Apaixona-se po Matilde Peñalver, para quem será um marido dedicado e carinhoso.

Adolfo Solís (Mauricio Islas): De família pobre, é um militar valente e honrado,que fará de tudo para ficar com sua amada Matilde. Entretanto, ao perceber que ela não corresponde mais aos seus sentimentos, afasta-se.
- Augusta Curiel de Peñalver (Helena Rojo): É a mãe de Matilde e Humberto, uma mulher ambiciosa que não medirá esforços para conseguir um bom casamento para a filha, não se importando se esta será feliz. Só se liga em manter as aparências.
-
- Humberto Peñalver y Beristain (Ernesto Laguardia): Vaidoso e boa-vida, o irmão de Matilde preocupa-se apenas em divertir-se gastando o que não tem em jogos. Considera humilhante trabalhar. O casamento de Matilde e Manuel ocorre devido a armações dele e também por Matilde descobrir que o futuro marido pagou as dívidas de jogo do irmão. Mais tarde se vê obrigado a casar com a solteirona, porém rica Josefina de Icaza. Qual não é sua surpresa ao descobrir-se apaixonado pela esposa.
-
- Antonia Morales (Chantal Andere): Administradora da fazenda Fuentes, está perdidamente apaixonada por Manuel, fazendo o possível para atrapalhar seu casamento com Matilde, no final da trama ela se casa com Ciro um amigo de Manuel.
-
- Rosario Aranda (Ana Martín): Camponesa que foi abusada por Joaquin Fuentes e que descobriu estar grávida do fazendeiro. Pensando que faria o melhor para seu filho, abandonou o menino deixando-o aos cuidados de seu pai, que só lhe maltratou. Durante a guerra ela encontra com Manuel e morre para salvar sua vida.
-
- Josefina de Icaza (Mariana Levy): Apesar de ser rica, não teve sorte no amor. É sonhadora e, ao conhecer Humberto Peñalver, apaixona-se perdidamente. Chega a casar-se com ele. Seguindo conselhos de sua cunhada, ela muda o visual e consegue conquistar o amor do marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário